quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Ventura (Los Hermanos)


Tenho de confessar que esse álbum foi uma grata surpresa. Já tinha ouvido falar muito bem da banda mas depois da exaustão de Ana Júlia (e olha que nem ouço rádio...) tinha uma incrível má-vontade para ouví-los de novo e não levava a menor fé nos comentários elogiosos que havia escutado. Fui apresentado a este CD por meu amigo Guilherme Schnabl ( o CD pertencia a seu filho...). Passei a semana inteira sem tirá-lo de meu CD player e, depois que sua devolução me foi cobrada, acabei comprando uma cópia. Não demorou muito até eu adquirir também o segundo álbum e me tornar fã do grupo, mas isso já é outra estória...

São muitas músicas boas no disco mas tenho uma leve preferência pelas de Rodrigo Amarante, em particular Último Romance, O Velho e o Moço e Um Par, mas, como disse, é uma leve preferência, porque coisas como Samba a Dois, O Vencedor, e Além do que se Vê, todos de Marcelo Camelo, não podem ficar de fora de minha lista de preferidas...

4 comentários:

Marcia Tunes disse...

Acho que os LOs Hermanos foi uma banda inteligente, fez um disquinho nada pretencioso e alcançou o que pretendia, depois começou a fazer exatamente o que gosta, passou a esquecer do que as pessoas querer ou esperam ouvir de uma banda de rock e começou a fazer musica e ai fez a diferença. Ana Julia não é Los Hermanos, embora seja a mola do sucesso da banda. Mas particularmente não sou fã do grupo. Acho qu eo nosso rock tem muitas bandas muito melhores fazendo coisas bem mais conceituais e agradaveis, todo dia recebo inumeros cds, mp3 e todo dia tenho surpresas boas, muita gente boa fazendo som aqui no Brasil, graças a Deus por isso!

Alexl disse...

Não sei se dá pra classificá-los como banda de rock ou não. O que me atrai na banda são em particular duas coisas:
- as melodias (coisa que anda meio rara na música de hoje em dia. Pegue a maioria da canções atuais e tente assoviá-las para ver se têm substância...)
- o cuidado com os detalhes nos arranjos: o naipe de metais, riffs de guitarra sobrepostos, timbres inusitados (eles realmente gostam de brincar com as pedais de efeito...)

Também acho as letras bacanas mas os maiores críticos da banda os acham muito deprê...

Marcia Tunes disse...

Acho que é isso depré demais pra mim. E olha que adoro musicas lentas, até um pouco tristes, mas acho de verdade os lOs hermanos meio enjoados, uma coisa meio mais do mesmo, eles de novo, entende! Mas claro que não tenho ouvido de muisco, aquela coisa de entender do que esta ouvindo, eu somente gosto ou não. beijo

Alexl disse...

Acho que eles caíram na síndrome da Marisa Monte: falam tanto deles que a gente já fica com má vontade... Já vi muito crítico dizendo que eles são esnobes mas em todas as entrevistas que vi (no Youtube, por exemplo) eles são super pacientes mesmo com os repórteres falando merda adoidado, chamando o Camelo de Marcelo Campelo, dizendo que eles têm parcerias com a Elis Regina e coisas deste nível. Não sei de onde veio essa fama, talvez seja de um destes entrevistadores idiotas ;-)

Agora, quanto ao ouvido de músico, eu discordo. Acho que é uma questão de empatia mesmo. Eu sou formado em composição, ouço tudo quanto é coisa bizarra, adoro Led Zeppelin, os Tribalistas e ABBA, mas não consigo gostar de jazz. Por outro lado, acho que vc já tem cacife para falar de música...