sábado, 11 de agosto de 2007

Rock Requiem (Lalo Schifrin)


Já era fã de Lalo Schifrin pelo tema de "Missão Impossível" e por seu álbum (de título kilométrico mas chamado simplesmente de) "Marquês de Sade". Por isso, quando vi este disco em minhas andanças pelas lojas de usados não hesitei em levá-lo. Dei sorte: é um álbum excepcional!

Lalo compôs este réquiem* "para os mortos na querra do sudeste asiático" (em 1971, ano de lançamento do disco, a guerra do Vietnam estava a pleno vapor...). A obra mistura gospel, rock, jazz e tem umas pitadas de Cuba nas tumbadoras discretas que aparecem em várias faixas. Além destes tambores afro-caribenhos, a orquestra junta percussão sinfônica, bateria, baixo-elétrico, guitarra, órgão elétrico, os naipes completos de sopros, um côro gospel e um solista com um vozeirão de baixo espetacular.

Difícil é escolher alguma preferida no meio delas... talvez Procession, Kyrie Eleison, Offertory Verse, Agnus Dei e Final Prayer chamem mais atenção na primeira audição, mas certamente o álbum é bastante homogêneo e todas as músicas igualmente boas.

*Obs: "réquiem" é uma tradicional missa em homenagem a um morto e significa "descanso" em latim.

Nenhum comentário: