quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Smile (Brian Wilson)


O trabalho de Brian Wilson, desde o tempo dos Beach Boys, é único e, no caso deste álbum, que comprei quase às cegas, realmente impressionante. Valeu a pena os 30 anos que tivemos de esperar pela conclusão dele. Talvez "Smile" seja um dos 10 melhores álbuns que já ouvi na vida!

Embora os vocais sejam muito bem explorados, os arranjos usam uma paleta de timbres vastíssima. A banda que acompanha o artista é formada por 18 músicos tão versáteis quanto ele: a maioria toca vários instrumentos e canta.

O álbum se divide em três blocos diferentes formados por várias canções agrupadas, cada um deles funcionando como uma peça única. Deste modo, apesar do formato pop das canções, o CD tem um "quê" de progressivo em sua concepção. Essa talvez seja a única ressalva deste trabalho: às vezes um tema aparece em várias canções, outras vezes uma mesma música tem váiras partes diferentes... isso acaba tornando um pouco difícil a identificação do começo e fim de cada faixa.

Entre meus trechos preferidos (acho que neste álbum, esse termo cabe melhor), estão Roll Plymouth Rock, Barnyard, Wonderful, Child is Father of the Man, Vega-Tables e Good Vibrations.

Para completar, o encarte que acompanha o CD, além do design primoroso, trás informações interessantíssimas sobre história do trabalho.

Nenhum comentário: