sexta-feira, 10 de agosto de 2007

The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (Howard Shore)


Não sou um ouvinte costumaz de trilhas sonoras mas fiquei muito impressionado com esta quando assisti ao filme no cinema, principalmente com o trecho sombrio, melancólico e sobrenatural da música dos elfos de Lothlorien em homenagem a Gandalf. Talvez por isso minha sogra tenha me presenteado com este CD.

Howard Shore não é exatamente um iniciante nesta arte e sabe construir climas muito bem, mas não tem a genialidade de John Williams para criar temas que ficam em nossas cabeças.

O tema principal (que não chega a ser um leitmotif...) funciona bem no filme, apresenta o clima épico da estória, mas tem pouco fôlego, pouca pregnância. Melhor, nesse sentido, é o tema do condado (Concerning Hobbits) inspirado claramente no folclore irlandês. Todo o resto funciona excelentemente bem como fundo musical e ponto. Tenho a impressão que, se algo ficará na memória para a posteridade, talvez seja a canção de Enya, provavelmente criada para poder concorrer ao Oscar em sua categoria...

Apesar de meus comentários acima, a orquestração e (principalmente) o uso de côros sinfônicos maciços dão um toque monumental e wagneriano ao épico e, para os fãs do gênero, essa trilha não deixa nada a dever.

Nenhum comentário: