segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Yellow Submarine (Beatles)


Nunca me considerei um beatlemaníaco, mas realmente acho o trabalho dos 5 rapazes de Liverpool excepcional. Não, não errei as contas, não. Os fãs mais radicais que me perdoem por esta heresia, mas acho que os Beatles sem George Martin não seriam mais do que um bom grupo vocal. Isso fica claro com a leitura de "Paz, Amor e Sgt. Pepperś", onde o produtor conta detalhes da produção do álbum mais revolucionário desta banda.

Voltando ao Yellow Submarine, este disco faz justiça ao enorme talento do maestro como produtor, arranjador e aqui também como compositor, com um lado (do vinil) todo dedicado à trilha sonora de sua autoria. Seu trabalho não deixa nada a dever a um John Williams, por exemplo. Desta trilha, destaco Sea of Holes com o vibrato do vibrafone rapidíssimo simulando um eco e o uso dos recursos eletrônicos (bem precários na época...) criando efeitos especiais com o mesmo vibrafone numa fita tocada de trás para frente. Em Sea of Monsters ele acrescenta uma guitarra com distorção e um pedal de wha-wha tão bem combinado com os outros instrumentos que nem parece algo estranho a uma orquestra. Também tem as emocionantes Pepperland, March of the Meannies... é tudo muito bom!

A primeira parte do álbum, apesar das bobinhas Yellow Submarine e All Together Now (que, apesar disso, eu gosto muito...) as já experimentais Only a Northern Song e Itś All Too Much, ambas de Harrison (e minhas preferidas desta 1º parte), a clássica All You Need is Love e a pouco conhecida mas vibrante Hey Bulldog fazem deste um álbum clássico. Na verdade é como se fossem dois aĺbuns num só: um dos 4 membros originais e o outro, um disco solo do 5ª Beatle.

Nenhum comentário: