quarta-feira, 5 de setembro de 2007

The Steve Howe Album (Steve Howe)

Este álbum mostra definitivamente que Steve Howe não é apenas (?!?) um instrumentista virtuoso, mas também um compositor bastante versátil e um grande arranjador. Os 14 instrumentos que toca no álbum, entre várias guitarras, baixos, violões, bandolins, banjos e demais "parentes", são cuidadosamente dispostos nos arranjos aproveitando ao máximo suas características tímbricas. Em algumas faixas Steve conta também com os membros do Yes, Patrick Moraz, Bill Bruford e Alan White, além de Ronnie Leahy nos sintetizadores, Clive Bunker na percussão e Graham Presket no violino.

Já vi e ouvi várias críticas sobre suas habilidades como cantor (eu mesmo sou autor de algumas...) mas neste álbum, sua única participação vocal em nada compromete a belíssima All's A Chord. Para a outra faixa cantada, Look Over Your Shoulder, Steve arregimentou Claire Hamill que registrou a minha preferida performance vocal feminina entre tudo o que já ouvi na vida! Além destas, outras prediletas são Pennants e Diary Of A Man Who Vanished.

O disco segue muitíssimo bem até a 7ª faixa, quando então dá uma "brochada" em Surface Tension e vai caindo cada vez mais até terminar com uma versão para guitarra elétrica e orquestra de cordas do 2º movimento do concerto em Ré Maior de Vivaldi. Uma pena, nas ainda assim recomendo com entusiasmo este CD, mesmo porque, já vi críticas que citavam justamente estas 3 últimas faixas como grandes destaques do álbum...

Nenhum comentário: