quarta-feira, 26 de setembro de 2007

In New York (Frank Zappa)

Confesso que não levei muita fé quando meu amigo Lôis Lancaster falou desse álbum de Zappa como um de seus preferidos. Afinal um álbum ao vivo é quase sempre uma coletânea, coisa que nunca me atraiu. Mas várias das músicas deste álbum duplo só existem em versões ao vivo e parecem ser realmente melhores neste álbum: o show contava com a participação de Lou Marini e Tom Malone, instrumentistas da banda do programa Saturday Night Live, além da contribuição de Don Pardo, locutor do mesmo programa, nas faixas Punky's Whips, The Illinois Enema Bandit e I'm the Slime.

Outra coisa que me impressionou foi a combinação de músicas bastante teatrais e algumas canções simples com faixas instrumentais longas e complexas como a famosa Black Page que aparece em três versões, a última sendo a "versão fácil para adolescentes nova-iorquinos". É incrível como ele conseguia integrar a complexidade destas peças a um espírito absolutamente lúdico de um show de rock...

Minhas preferidas são Tities & Beer,I Promise Not To Come In Your Mouth (que reaparece com o nome de Läther na versão de CD triplo de mesmo nome), Punky's Whips e as três versões de Black Page. Vale lembrar que ainda não o ouvi o suficiente para descartar outras faixas, que não conhecia, de minha lista de preferência, mas o álbum como um todo, assim como para Lôis, tornou-se um de meus prefridos do artista...

Disco 1
1. Tities & Beer
2. Cruisin' For Burgers
3. I Promise Not To Come In Your Mouth
4. Punky's Whips
5. Honey, Don't You Want A Man Like Me?
6. The Illinois Enema Bandit

Disco 2
1. I'm The Slime
2. Pound For A Brown
3. Manx Needs Women
4. The Black Page Drum Solo/Black Page
5. Big Leg Emma
6. Sofa
7. Black Page
8. The Torture Never Stops
9. The Purple Lagoon/Approximate

Nenhum comentário: