sábado, 29 de setembro de 2012

Tubular Bells (Mike Oldfield)

Não tenho certeza de como e quando tomei contato com esse álbum, mas creio que foi através de meu colega e ex-vizinho Fábio "Bola" lá pelo fim de 1984 ou começo de 1985. Pode ter sido também pelas mãos de meu então aluno, Felipe Reigada na mesma época (lembro que seu pai também tinha esse disco).

Este trabalho não causou tanto impacto em minha forma de perceber ou conceber música (já conhecia muuuuita coisa diferente àquela época...), mas lembro que me apaixonei pelo álbum logo na primeira audição e, só hoje percebo claramente, que muito do estilo de Mike Oldfield em seus primeiros discos formaram a base para várias de minhas idéias, muitas das quais ainda espero poder desenvolver num futuro não muito longínquo...

Para quem não o conhece, o álbum é formado por duas longas faixas, Tubular Bells partes I e II, gravados em 1972, quando o multi-instrumentista tinha apenas 19 anos de idade, e lançado no início do ano seguinte. Nestas suítes, o músico toca mais de 20 instrumentos diferentes e passeia por vários "climas": do minimalismo ao rock, do folk à new age, Oldfield mistura tudo num amálgama único que só poderia mesmo ser definido como música "oldfieldiana"...

Nenhum comentário: