domingo, 4 de novembro de 2007

Messiaen: Turangalila-Symphonie; Lutoslawski: Symphony No. 3 (vários) 2 vezes


Faz muito tempo que queria conhecer a famosa Sinfonia Turangalîla de Olivier Messiaen que deu nome à banda da qual fiz parte no começo dos anos 90. Não sou um grande colecionador de música erudita, apesar de minha graduação em composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por isso, nunca esbarrei com esta obra por um preço viável nos sebos que freqüento. Confesso que, depois de conhecer o Catalogue d'oiseaux ("Catálogo de pássaros"), para piano solo, gravado pela Jocy de Oliveira, fiquei temeroso de investir no que seria um CD duplo importado (só a Sinfonia Turangalîla tem mais de 1h 15 min de duração!). Por isso, consegui uma versão em mp3 (temporária!!!) deste álbum.

Como não fazia há muito tempo com qualquer tipo de música, parei exclusivamente para ouví-la, dividindo minha atenção no máximo com as observações que encontrei na Wikipedia sobre seus 10 movimentos (!!!).

É uma obra longa, de música contemporânea e, por isso tudo, não é pra qualquer um ou pra qualquer hora. Confesso que o texto da Wikipedia, a ligação afetiva com a peça e o reconhecimento de diversas citações que meu parceiro Lôis Lancaster fez no trabalho com nossa banda homônima me ajudaram a simpatizar de cara com a peça. Mas vou precisar ouví-la muito mais vezes para conhecê-la melhor.

Quanto à Lutoslawski, só o conhecia de nome, o que já é grande coisa para um compositor contemporâneo russo. Resolvi deixar suas Les Espaces du Sommeil (de 1975) e Sinfonia nº3 (de 1983) tocando enquanto escrevia esta resenha. A primeira, para barítono e orquestra, não me chamou muito a atenção mas sua 3ª sinfonia me pareceu bem interessante. Também, só o tamanho do naipe de percussão já seria suficiente para me fazer gostar dela... ;-)

Nenhum comentário: