segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ambient 1 Music For Airports (Brian Eno)

Não me lembro bem como cheguei a este disco, mas tenho quase certeza de que foi através de uma resenha em alguma revista especializada (talvez a extinta "Somtrês").

À primeira audição das 4 faixas do álbum, o disco me pareceu apenas interessante. Mas, com o passar dos anos, este álbum acabou por se tornar uma influência obsessiva em meu trabalho...

O álbum possui apenas 4 composições (1/1, 1/2, 2/1 e 2/2) onde Eno sobrepôs o resultado de vários anéis de fita, de cumprimento diferente e cada um com uma sequência de notas, tocados simultaneamente. O resultado são músicas onde fragmentos de melodias são sobrepostos e repetidos à exaustão, mas, como os loops têm duração diferente, as pequenas sequências se combinam de modo que o mesmo trecho não se repete mesmo depois de 17 min de duração!

A tentativa de criação de algo que tenha o mesmo resultado pseudo-aleatório destas peças de Eno e a sobreposição de "tempos" diferentes, tornaram-se, para mim, uma obsessão recorrente que pode ser percebida em várias de minhas composições:

- nos vocais da abertura e encerramento de "vozes...vozes..." e na base minimalista do solo de flauta de "Limites", ambas de meu CD "Triz";

- na vinheta "Limbo"que abriu meu show no Theatro Municipal de Niterói em setembro de 2005
http://www.youtube.com/watch?v=6i2ZGpy2BSQ

- nas peças "A Time for US", Ëncontros & Despedidas" e "Adeusa", de meu repertório (digamos assim...) erudito.

- numa trilha que fiz para o documentário "Unindo Corações".

Há muitos trabalhos que mudaram minha forma de perceber ou conceber música. Esse não teve um 1º contato tão impactante, mas foi, sem dúvida um dos mais influentes.

Nenhum comentário: